Visitantes
Notícias da Labre
Postagens populares
-
ANTENA ENCURTADA DE FIO PARA 20 E 80 M ACOPLANDO ELA TAMBÉM FUNCIONA EM 15 M BOBINA DA ANTENA BOBINA SIMPLES PARA 40 E 80...
-
Projeto antena Omini 1x 5/8 vhf QSO com Luiz e Tierres a 100km Antena Omini Caseira que usei para esse QSO. ...
-
Medidas de Cabo Cabo coaxial Para PX Para se instalar um rádio (PX no caso) Você precisa levar alguns fatores em consideração antes de ...
-
Projetos Antenas VHF Exelente antena vertical DUAL BAND / VHF UHF - Com bobina no centro . Antena testada e aprovada em todoas as ban...
-
Boa tarde galera... bom depois de longas pesquisas, acabei partipando no grupo do whatsapp (RADIOAMADORES BRASIL) , e la onde obtive o conta...
-
Modificações para o Voyager VR94 Plus e genéricos Autor: Giovani Alves de Cavalcanti É o seguinte, se o VR94 tiver como PLL ...
-
Como trocar os Tr 2sc 1969 e o 2sc 2166 pelo IRF 520 Sem perder potência e qualidade de áudio em seu rádio PX Voyager, Alan, Super Star, Meg...
-
Neste tutorial o Fábio Alexandre explica como fazer uma antena dipolo para 11metros PX - usando tambem cabo RGC-75 OHMS Tutorial por ...
-
Antena VHF/ UHF de pvc caseira Passo a passo para a montagem de uma prática e econômica antena vhf/uhf de pvc. Você vai precisar d...
-
Bobina de base da antena 2x5/8 bobina central da antena 2 x 5/8 ANTENA PARA 10 OU 11 METROS Obs: com 1,23 m par...
Arquivo do blog
-
▼
2015
(46)
-
▼
janeiro
(11)
- Fistel 2015 - ANATEL não enviará boletos via correio
- Ferramentas para o Radioamador
- Memorizando repetidores no baofeng UV-5R
- Firmware do baofeng uv-5r
- Interface Modos Digitais ( PX, VHF )
- TABELA DE COMPRIMENTO DE DIPOLOS
- TABELA PARA CONVERSÃO DE BITOLAS DE FIO
- ANTENAS DE FIO COM DUPLA RESSONÂNCIA
- PROJETO : ANTENA SLIM JIM PARA VHF FEITA COM FITA ...
- Antena VHF/UHF ¼ de onda A famosa plano terra ( Ca...
- Antena VHF/UHF de PVC Caseira
-
▼
janeiro
(11)
quinta-feira, 8 de janeiro de 2015
HOJE COM A TÉCNOLOGIA DA INFORMÁTICA EVOLUINDO CADA VEZ MAIS, SERÁ QUE É POSSIVEL INTERLIGAR O PC COM SEU RÁDIO AMADOR PX?
É POSSIVEL SIM LIGAR UM RÁDIO AMADOR PX ( 148GTL, LINHA VOYAGER, 19DX, MIDLAND), VHF( KENWOOD, ICOM DENTRE OUTROS MODELOS )., ISSO DEPENDE MUITODA PINAGEM DO PTT DO SEU RÁDIO E A BREVE CONFIGURAÇÃO FEITA COM SUA INTERFACE E AS LIGAÇÕES CORRETAS, SEGUE ABAIXO UM PEQUENO TUTORIAL E ALGUNS ESQUEMAS DE INTERFACE.
É POSSIVEL SIM LIGAR UM RÁDIO AMADOR PX ( 148GTL, LINHA VOYAGER, 19DX, MIDLAND), VHF( KENWOOD, ICOM DENTRE OUTROS MODELOS )., ISSO DEPENDE MUITODA PINAGEM DO PTT DO SEU RÁDIO E A BREVE CONFIGURAÇÃO FEITA COM SUA INTERFACE E AS LIGAÇÕES CORRETAS, SEGUE ABAIXO UM PEQUENO TUTORIAL E ALGUNS ESQUEMAS DE INTERFACE.
Buenas!
Muita gente não sabe a diferença entre esses tipos de cabo, entretanto, todos possuem uma aplicação em comum: efetuar a comunicação do transceptor com o PC, de forma que haja interação entre si. É notável verificar, designações do tipo, “Cabo de Programação, CAT de configuração”, etc, para designar uma interface específica, mas não é bem assim.
Algumas características que essas interfaces possuem, influenciam na acessibilidade com o radio, previa configuração de dados para uso posterior, interligação entre outras interfaces de comunicação – neste caso, em dispositivos que, por sua vez, operam em softwares específicos para comunicação de modos digitais(Echolink, E-QSO, Ham Radio Software, Packet Radio, entre outros).
Abaixo, segue a descrição e distinção entre cada tipo.
Cabo RIB
Suas particularidades se destinam a efetuar ajustes de configuração em equipamentos que, por sua arquitetura, operam com características pré-determinadas – não havendo necessidade de ajustes posteriores, quando em operação.
Exemplos: Radios da Motorola, Vertex, Kenwood, Relm, se fazem do uso deste tipo de interface.
Atualmente, alguns radios CB utilizam desse recurso. A exemplo, cito o AT-5555, BR-9000, BR-9200, Striker SR955HPC.
Cabo CAT
Esses cabos se destinam a efetuar a operacionalidade total – ou parcial – do transceptor, através de software especifico para cada modelo de transceptor (entretanto, existem opções independentes de software disponíveis, como o HamRadio DeLuxe, por exemplo).
Através dele, é possível efetuar o controle de VFO, potencia, modo de operação, controle de banda passante, dentre outros. Designa-se a proporcionar total controle do equipamento, em alguns casos, sem a necessidade da intervenção do usuário, ao equipamento. A exemplo disso, sua aplicação estende-se ao uso em estações remotas (para acessar o texto, na íntegra, sobre esse recurso clique aqui.)
Eles podem ser constituídos de conexões específicas, para cada transceptor, necessitando sua devida conexão através de conexões dedicadas, que irão, por sua vez, fazer a comunicação ao PC – normalmente, através das portas USB ou DB-9. No Brasil, já existe disponível, através do Sr. Nilson – PU2-PYF – uma interface CAT com conectividade Bluetooth – para equipamentos de HF da Linha Yaesu. Essa interface dá a possibilidade de operar os equipamentos da linha através de software, instalado em Smartphones e Tablets com Android.
Interfaces para Modos Digitais
Nesse caso, elas são dedicadas, de forma limitada, para o uso de comutação entre o PC e o transceptor, e requer a intervenção do usuário. Normalmente são universais, e algumas apenas requerem a conexão ao transceptor, através da entrada/saída de áudio, aliadas ao comando TX/RX do rádio. Por serem mais simples, não possuem controle de Dial – nesse caso, a necessidade do usuário de ajustar a frequência, através do próprio transceptor, para o destino desejado.
São mais utilizadas em equipamentos mais antigos, que não dispunham de conectividade para as interfaces antes mencionadas.
Aqui no Brasil, temos a disposição todos estes modelos, produzidos de forma artesanal, e de qualidade inquestionável. É possível encontrar inúmeros esquemas de construção dessas interfaces na Internet, mas daí, parte da perícia de cada um – já me aventurei em construir para meu uso uma dessas, mas sabe como é… funciona, mas no layout final, assusta quem não conhece.
73 a todos!
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário